segunda-feira, 26 de novembro de 2012

QUAL O PERFIL DE UM PEDÓFILO?


Pode ser qual­quer um: velho ou jovem, rico ou pobre, edu­cado ou sem edu­ca­ção e de qual­quer raça. Porém, pedó­fi­los demons­tram freqüen­te­mente carac­te­rís­ti­cas seme­lhan­tes, mas isto são ape­nas indi­ca­do­res e não deve ser assu­mido como algo em que os indi­ví­duos com estas carac­te­rís­ti­cas são pedó­fi­los. Mas, estas carac­te­rís­ti­cas ali­a­das a um com­por­ta­mento ques­ti­o­ná­vel, podem ser um alerta que alguém é um pedófilo.

Características

Freqüen­te­mente o pedó­filo é do sexo mas­cu­lino e tem mais de 30 anos de idade.
Pos­sui pou­cos ami­gos na faixa etá­ria dele, ou ape­nas um.
Se casado, a rela­ção é fun­dada no com­pa­nhei­rismo, sem rela­ções sexuais.


Gos­tam de ati­vi­da­des infantis

Ele é fas­ci­nado por ati­vi­da­des de cri­ança.
Sem­pre des­creve as cri­an­ças como puras e ange­li­cais, mas, na mai­o­ria das vezes, é impró­prio e exa­ge­rado.
Tem pas­sa­tem­pos de cri­ança, como cole­ci­o­nar brin­que­dos caros populares.
Têm pre­fe­rên­cia por cri­an­ças perto da puberdade
Os pedó­fi­los têm, freqüen­te­mente, uma idade espe­cí­fica de cri­ança que eles obser­vam. Alguns pre­fe­rem as cri­an­ças mais novas, outros, pre­fe­rem as pré-adolescentes perto de puber­dade, que são sexu­al­mente sem expe­ri­ên­cia, mas têm curi­o­si­dade sobre sexo.
Geral­mente, o ambi­ente dele ou seu quarto é deco­rado com moti­vos infan­tis ou com algo que atrairá a cri­ança ou ado­les­cente que ele está ten­tando assediar.

Tra­ba­lho

Os pedó­fi­los pro­cu­ram tra­ba­lhar em ati­vi­da­des que envol­vam con­tato diá­rio com crianças.
Víti­mas

 O pedó­filo pro­cura por cri­an­ças tími­das, pobres ou com pou­cos pri­vi­lé­gios em casa. Ele as ali­cia com aten­ção, pre­sen­tes, via­gens para luga­res dese­já­veis como par­ques de diver­sões, jar­dim zoo­ló­gico, a praia, etc.

Mani­pu­la­ção do inocente

Os pedó­fi­los pos­suem a habi­li­dade de mani­pu­lar suas víti­mas tornando-se amigo delas. Em seguida, mostram-se inte­res­sa­dos em ouví-las sobre seus pro­ble­mas pes­so­ais con­quis­tando sua a estima. Então, as atrai com ati­vi­da­des adul­tas, que são freqüen­te­mente sexu­ais, como fil­mes ou ima­gens. Ofe­rece álcool ou dro­gas, impe­dindo com isso que suas víti­mas resis­tam aos seus ataques.

Sín­drome de Estocolmo

É comum a cri­ança ou o ado­les­cente desen­vol­ver uma certa afe­ti­vi­dade por seu pre­da­dor e dese­jar sua apro­va­ção. A vítima acaba por identificar-se emo­ci­o­nal­mente com seu abu­sa­dor, a prin­cí­pio como meca­nismo de defesa, por medo de reta­li­a­ção e/ou vio­lên­cia. Lem­brando que o pro­cesso da sín­drome ocorre sem que a vítima tenha cons­ci­ên­cia disso.

Ami­zade com os pais

O pedó­filo ten­tará desen­vol­ver uma rela­ção íntima com os pais da cri­ança ficando, assim, mais pró­ximo delas. Uma vez den­tro da casa, eles têm mui­tas opor­tu­ni­da­des para mani­pu­lar as cri­an­ças usando culpa, medo, e amor para con­fun­dir sua vítima.

Per­sis­tên­cia

Os pedó­fi­los são incan­sá­veis em alcan­çar seus obje­ti­vos e tra­ba­lha­rão para desen­vol­ver rela­ções com suas víti­mas, paci­en­te­mente. Não é inco­mum para eles esta­rem ela­bo­rando uma lista longa de víti­mas poten­ci­ais. Mui­tos pedó­fi­los
 acredi­tam que não está errado o que fazem e que tendo sexo com uma cri­ança, é real­mente "sau­dá­vel" para ela. (Tradução Brasil contra a pedofilia)

Pedofilia, uma visão patológica

Para tentarmos entender que perversão sexual é essa que causa preocupação em todos, devemos ver primariamente sua definição. Segundo o dicionário pedofilia é "a parafilia representada por desejo forte e repetido de práticas sexuais e de fantasias sexuais com crianças pré-púberes", a pedofilia além de crime é também uma doença. E dessa última gostaria de falar em primeiro lugar, já que dificilmente se olha tal aspecto psicológico.
Segundo a psicologia e a própria legislação pedofilia não é crime, mas distúrbio psicológico que causa crimes, tais como a prostituição e pornografia infantil, previstos tanto no Código Penal quanto no ECA.

A abordagem de tal tema é sensível, já que quando se fala do
 pedófilo a primeira imagem que vem a mente é a de um homem de meia-idade disposto a aliciar menores sem qualquer escrúpulos. A verdade é que a maioria dos casos vultosos existentes se encaixam nesse perfil, no entanto, subjugam os casos relacionados a mulheres e também a pessoas com desvios psiquiátricos, que causam sem sombra de dúvida, tanto estrago na criança quanto o primeiro caso. As consequências vivenciais e possíveis futuros problemas da pessoa que em sua infância, sofreu um estupro ou qualquer outro tipo de crime relacionado a essa parafilia têm um caráter quase que permanente, sendo assim, a atenção deve ser grande no que diz respeito a prováveis "sintomas" de que isso esteja ocorrendo. Os pedopsiquiatras costumam dizer que para a detecção disso devemos olhar primariamente para o linguajar da criança quanto a assuntos sexuais que provavelmente em sua idade não falaria. No entanto, fazendo abordagem também do aspecto sociológico, numa sociedade onde o que mais se exalta é a sexualidade em todas as suas formas, a detecção de tal fator se torna difícil.

No Brasil, sem dúvida alguma, exaltamos imoralmente (isso sem falsa moralidade alguma) o sexo. Não podemos ter opiniões "fundamentalistas" numa sociedade pós-moderna a ponto de não deixarmos que haja uma educação sexual mais aberta, no entanto, não devemos de forma alguma abrir o caminho da perversão sexual para crianças que não têm condições de receber tal carga de informação. Isso pode soar meio conservador, mas façamos uma pesquisa em sites de vídeo como Youtube e veremos que existem letras de funk voltadas para crianças menores de idade com o incentivo ao sexo explícito, como o já denunciado vídeo Bonde das Novinhas, onde várias crianças que não passam da idade de catorze anos tem suas fotos sendo mostradas enquanto a música fala sobre o sexo com menores.

http://www.passeiaki.com/noticias/perfil-pedofilo



2 comentários:

  1. Deus te abençoe por este blog. Uma pena que tenhamos que criar um site com este conteúdo, mas a realidade lá fora é bem diferente do mundo virtual. As crianças têm padecido e precisam de proteção. Tô contigo nesta causa de divulgação. Se precisar de meu blog MUNDO INFANTIL http://universodomundoinfantil.blogspot.com) é só chamar!

    ResponderExcluir
  2. Leia:

    http://fococristao.wordpress.com/2013/03/02/adolescentes-pedofilos-e-adolescentes-abusadores-de-criancas

    http://fococristao.wordpress.com/2013/03/02/garotos-adolescentes-sodomitas-abusadores-de-criancas/

    http://adolescentespedofilos.wordpress.com/

    ResponderExcluir