sábado, 15 de novembro de 2014

CHILDHOOD BRASIL LANÇA GUIA PARA CAPACITAÇÃO EM DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O livro-guia é destinado à capacitação dos vários profissionais envolvidos na escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. 



O livro-guia é destinado à capacitação dos vários profissionais envolvidos na escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. 

A Childhood Brasil, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, promoveu o seminário “A ‘escuta’ de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: diretrizes para consolidação de uma política pública do Estado Brasileiro”, que aconteceu no auditório do Gade MMDC.

No encontro, Ana Maria Drummond, Diretora Executiva da Childhood Brasil, anunciou o lançamento do Guia de Referência em Escuta Especial de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual: Aspectos Teóricos e Metodológicos, uma importante conquista para a capacitação dos vários profissionais que realizam a escuta nas salas de depoimento especial.

Estes espaços proporcionam sensação de acolhimento às crianças para que os depoimentos da situação vivenciada sejam menos traumáticos. Nesse processo, é importante a presença de um profissional capacitado para realizar a entrevista forense.

Além dos danos já vivenciados, a criança passa por um estado de grande estresse psicológico quando a entrevista não considera que ela está em condição peculiar de desenvolvimento. Procedimentos de escuta especial já são adotados em 28 países e, no Brasil, aproximadamente 100 salas tem estrutura para esse tipo de entrevista. Só em São Paulo, são 24 salas de depoimento especial.

“O Guia de Referência em Escuta Especial de Crianças e Adolescentes é um material chave para a capacitação dos profissionais envolvidos na escuta. Estamos muito orgulhosos do resultado desse trabalho que envolveu dezenas de especialistas durante dois anos de pesquisas e dedicação”, afirma Ana Maria Drummond.

FONTE: CHILDHOOD BRASIL

http://www.childhood.org.br/childhood-brasil-lanca-guia-para-capacitacao-em-depoimento-especial-de-criancas-e-adolescentes





2 comentários:

  1. Link para o Guia:

    http://www.childhood.org.br/wp-content/uploads/2014/10/MIOLO_Escuta_Crian%C3%A7as_Adolescentes_29_09_14.pdf

    ResponderExcluir
  2. Eu vi este projeto, achei muito interessante pois assim crianças menores vão conseguir se defender, não vai ficar esperando chegar a idade de adulta pra poder se defender.
    Porque quanto mais tempo passa, mais nossas crianças sofrem.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir