quinta-feira, 11 de julho de 2019

CELULAR - A NOVA CHUPETA

🧚🏼‍♀️ Uma fada morre cada vez que você dá um celular na mão de uma criança menor de 2 anos. 🧚‍♂️



🍭Sabe aquela recomendação de não dar açúcar antes do 2 anos pois eles ainda estão em formação do paladar?
Com as telas é igual. Crianças pequenas estão formando o seu “paladar” de interesses. As telas atraem DEMAIS! E tiram o foco de outros estímulos tão importantes para o seu desenvolvimento.
🥦 Imagina uma criança que não quer comer brócolis. Cada vez que ela recusa o brócolis, seus pais dão a ela batata frita. O que vocês acham que vai acontecer? Bem óbvio né? Só vai querer a batata. É muito mais gostoso para ela. Ela não sabe dos benefícos nutricionais do brócolis. Não sabe dos prejuízos que o excesso de fritura pode trazer a longo prazo. Quem sabe disso (ou deveria saber) somos nós adultos.
📱E se você dá um celular cada vez que a criança fica entediada, cada vez que ela faz birra, cada vez que ela se recusa a fazer o que você pediu... Adivinha o que acontece? Ela não sabe que jogos de encaixe estimulam mais o cérebro do que assistir desenho. Não sabem que livros e músicas são melhor para linguagem do que um tablet. Não sabem que estar com os amigos é muito melhor para a interação que ver a Galinha Pintadinha. Elas só sabem que as telas são muito mais ATRAENTES!
🔹 Percebo que muitos pais ainda desconhecem os malefícios do excesso de telas na infância. Que a recomendação atual é de ZERO telas até no MÍNIMO os 18 meses. E que depois elas podem ser usadas por curtos períodos sob supervisão. Tenho visto cada vez mais crianças dependentes de telas. Cada vez mais cedo. Nenhuma família deixa isso acontecer de maneira consciente. É aos poucos, por um descuido, por achar que só um pouco não faz mal e quando vê...
🔹Então decidi que vou continuar falando sobre isso sempre. Essa vai ser minha bandeira. Nossas crianças tem um mundão para explorar e aprender, não vamos deixar que a tecnologia as cegue.

Luciane Baratelli
Neuropediatra

POSTAGEM ORIGINAL: NEUROPEDIATRIA SEM NEURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário