terça-feira, 19 de novembro de 2013

19 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO E VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS


Juntos, vamos criar uma cultura de prevenção

O abuso de crianças, em especial o abuso sexual, é um problema universal e alarmante e uma crescente atenção e medidas de proteção eficaz são necessárias na família, em nível nacional e internacional.

Depois de uma longa tradição de silêncio, o abuso sexual infantil está sendo cada vez mais denunciado e se tornando um assunto público e político.

Para alertar Governos e organizações da sociedade civil a desempenharem um papel mais ativo na promoção e respeito dos direitos da criança (artigo 19 e 34 * da Convenção sobre os Direitos da Criança), e contribuir para a prevenção do abuso de crianças que a WWSF lançou em 2000, o Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil, um dia a ser comemorado todo 19 de novembro , em sinergia com o aniversário do Dia Internacional dos direitos da criança (20 de Novembro), que tem como objetivo ser um ponto em torno da questão do abuso infantil e da necessidade urgente de programas de prevenção eficazes.

Para tornar o dia um apelo de ação global, a WWSF lançou em 2001, uma coligação de ONG internacional que assinala o Dia Mundial com eventos e atividades relevantes para focalizar e aumentar a educação para a prevenção.

Por que uma união de ONGs para marcar o Dia Mundial da Prevenção do Abuso Infantil?

O principal objetivo da coligação de ONG é contribuir para a criação de uma cultura de prevenção de abuso e violência contra as crianças. Esta aliança global trabalha para conscientizar, mobilizar a opinião pública e ações, e divulgar os programas de prevenção.

Para se juntar à coaligação, os membros comprometem-se a assinalar o Dia com eventos locais e nacionais e atividades; mencionar o dia em suas publicações e em seus web sites; distribuir cartazes, programas educativos e de informação, criar parcerias com organizações locais que trabalham para a promoção e proteção dos direitos da criança, alerta a imprensa e estações de rádio, informar as autoridades locais da existência das atividades do dia e os governos para a proclamação oficial do dia como o Dia Nacional.

Em 2009, a união de ONGs internacionais, reuniu mais de 700 organizações em 125 países, que comemorou o dia com um ou mais atividades e eventos locais. As diferentes atividades são compilados em um relatório de impacto global, publicado no nosso site.

FONTE: FUNDAÇÃO ABRINQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário