SIGA BRASIL SEM PEDOFILIA ATRAVÉS DO E MAIL

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MP DIVULGA DADOS QUE APONTAM AUMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA




Os números da escalada da violência em Rondônia foram apresentados nesta quinta-feira (20) em entrevista coletiva concedida pelo Ministério Público de Rondônia, que realiza no próximo sábado (22) a Marcha pela Vida, mobilização de sensibilização por uma cultura de paz. 

A iniciativa traz como uma de suas justificativas o crescente envolvimento de jovens com drogas e o aumento de crimes contra os segmentos mais vulneráveis da sociedade. A violência sexual contra criança e adolescente ilustra bem esse cenário. Só em Porto Velho, esse tipo de crime teve aumento de 100%, saltando de 306 casos em 2009 para 636 em 2010, de acordo com dados do Projeto Girassol.

“O crescimento da violência tem sido significativo em Rondônia, bem como o número de processos que aportam no Judiciário. Entendemos que assim como uma atuação intensa das autoridades é preciso que todos os segmentos da sociedade desenvolvam uma cultura de paz. Por isso, convidamos a população para participar da Marcha pela Vida neste sábado”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, ao conceder a coletiva juntamente com a Promotora de Justiça da Infância, Tânia Garcia Santiago, diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e coordenadora da Marcha.

Na ocasião, o Ministério Público também apresentou números do Disk 100, serviço nacional de denúncia de violência contra o público infanto-juvenil. Os dados divulgados revelam negligência e omissão dos pais no dever de proteger as crianças como o crime de maior registro, com 33% do total de informes. O abuso sexual é responsável por 23% das denúncias. Conforme o serviço, as vítimas dos crimes são, em maior parte, crianças de 12 anos, e os agressores, por sua vez, têm vínculos familiares com as crianças e adolescentes, na grande maioria dos casos.

Durante o encontro com a imprensa, o MP expôs o aumento de denúncias oferecidas em inquéritos: 9.787 em 2009 contra 10.336 em 2010. A previsão é de que os dados sigam crescendo, já que análise preliminar indica que até junho deste ano o Ministério Público já ofereceu 5.152 denúncias.
Ao falar dos índices de criminalidade, a Promotora de Justiça Tânia Garcia lembrou que as drogas têm servido como pano de fundo para muitas situações de violência e conclamou o envolvimento da sociedade com o problema. “É preciso que o Estado, a família e a sociedade organizada se envolvam com a prevenção e o enfrentamento das drogas”, destacou.

Deslocamento para Marcha

A Marcha pela Vida ocorre no próximo sábado (22), com concentração prevista para as 16h, na praça Aluísio Ferreira, onde serão realizadas atividades culturais e artísticas. A caminhada terá como destino a Praça Madeira-Mamoré.

Haverá ônibus coletivos gratuitos com saída dos terminais de alguns bairros para a Praça Aluísio Ferreira, às 15h. O retorno está previsto para as 20h30, com saída da Praça Madeira-Mamoré. Pela empresa Rio Madeira, os ônibus sairão dos terminais dos bairros Cidade Nova, Ulisses Guimarães, Cohab e Conceição (terminal Norte Sul). Pela empresa Três Marias, os ônibus sairão dos bairros Quatro de Janeiro e Esperança da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário