domingo, 27 de novembro de 2011

ABUSO SEXUAL JUVENIL AUMENTA O RISCO CARDÍACO EM MULHERES ADULTAS




As mulheres que sofreram abuso sexual quando crianças ou adolescentes apresentam um maior risco de doença cardiovascular na idade adulta.
Esta é a constatação da Dra. Janet Rich-Edwards e seus colaboradores do Hospital Brigham and Women (Boston, Estados Unidos).

Mesmo após a contabilização de fatores de risco cardiovascular tradicionais, uma história de abuso sexual associou-se a um aumento de 34% do risco relativo de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) ou derrame cerebral (acidente vascular cerebral).

O presente estudo incluiu 67.315 mulheres que estavam livres de doenças cardiovasculares e/ou câncer no início da pesquisa, e que completaram um questionário sobre abuso sexual.A avaliação de abuso sexual incluiu toques sexuais indesejados e/ou atividade sexual forçada.Globalmente, um terço das mulheres disse que sofreu algum grau de abuso sexual antes dos 18 anos de idade.Em 9% das mulheres o abuso sexual foi considerado grave.

Após o ajuste para idade, raça, histórico familiar de doença cardiovascular, educação dos pais, além de outros fatores de risco cardiovasculares, o abuso sexual infanto-juvenil foi significativamente associado a aumento do risco de doença cardiovascular em mulheres na idade adulta, quando comparadas com aquelas que não relataram abuso sexual.
Fonte:American Heart Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário