quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Moçambique: Sociedade Civil e Governo refletem sobre violência contra menores





Maputo - O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, reúne em Maputo, esta quinta-feira, 4 de Julho várias instituições do Governo e outras organizações da sociedade civil para reflectirem sobre a problemática da violência infantil.
Durante o encontro serão partilhadas evidências sobre a situação da criança em relação à violência e aos castigos corporais, com base nos últimos dados harmonizados pelos serviços da «linha fala criança», gabinetes de atendimento à mulher e à criança vítimas de violência doméstica.

Em Moçambique, a situação dos castigos corporais e outras formas de humilhação contra jovens é preocupante. Uma pesquisa realizada pela Save the Children, Rede CAME e a Associação Nacional para a Protecção e Prevenção Contra a Negligência e Abuso contra Crianças (ANPPCAN), em 2009, mostrou que os professores e parentes ainda recorrem à prática deste tipo de castigos como forma de educação dos jovens.

Cerca de 2.680 crianças foram entrevistadas, sendo que 37,4% dos jovens confessou ter sido agredido com uso de objectos, 43,1% foi vítima de retaliações humilhantes e 44,4 % sofreu castigos na escola.

Estes temas serão abordados e discutidos no encontro, com o objectivo de serem tomadas medidas concretas para o combate à violência infantil.

(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário