quinta-feira, 4 de agosto de 2011

NÚMERO DE CENTROS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AUMENTARÁ 50% NA CIDADE DO RIO

Nas foto em anexo: Deputada Claise Maria Zito e o
Secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves


Durante a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio, nesta quarta-feira (03/08), o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou que o número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Rio aumentará 50% em um ano. “Hoje, o município tem 42 Cras. Assumimos o compromisso de ampliar este número, com foco na zona Oeste e nas áreas com unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)”, declarou. A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Claise Maria Zito (PSDB), participou do evento, que acontece até quinta-feira (04/08) no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube, zona Norte do Rio.

Claise destacou a necessidade do fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento de problemas como o uso de drogas e o crescimento da população de rua. “Muitos confundem a assistência social com o assistencialismo, mas o trabalho vai além. Precisamos consolidar as políticas públicas do setor, com o objetivo de resgatar vidas”, defendeu. A deputada frisou a importância da integração entre os assistentes sociais. “Estão reunidos aqui vários trabalhadores da área que atuam diariamente atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. É muito importante este debate sobre os avanços, os caminhos e as necessidades deste setor no Rio”, afirmou.

O secretário Rodrigo Neves informou que a ampliação da rede de proteção social na capital fluminense será possível graças a uma parceria firmada entre o Governo estadual, a Prefeitura do Rio e a União. Neves lembrou que a ampliação da cobertura dos sistemas de proteção social é essencial para os objetivos de erradicação da pobreza extrema, definidos pelas três esferas de Governo.

O evento

A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional de Assistência Social, que acontecerão em outubro e dezembro, respectivamente. Esses eventos têm como objetivo definir políticas públicas para o o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a melhoria das condições de trabalho dos assistentes. Na abertura do evento, estiveram presentes ainda os presidentes dos conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Assistência Social, Elisabete Pinto da Mouta, Heloísa Maciel e Carlos Eduardo Ferrari, respectivamente; Luis Otávio Pires, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e a subsecretária Municipal de Assistência Social, Maria de Fátima Nascimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário