sexta-feira, 29 de julho de 2011

Trajetória de jornalista ameaçada inspira peça teatral em Londres

A jornalista mexicana Lydia Cacho, que recebeu ameaças de morte após denunciar o abuso sexual de crianças, é uma das seis pessoas que inspiraram a peça de teatro On the Record, da companhia inglesa Ice and Fire.



Cacho recebeu vários prêmios pelo livro "Los demonios del edén", no qual acusa um empresário do ramos hoteleiro de Cancún de ser o responsável por uma rede de pedofilia e prostituição infantil, com a cumplicidade de políticos e empresários mexicanos. Por causa da obra, ela foi ilegalmente presa em 2006 e só libertada quando o Conselho de Direitos Humanos da ONU lhe ofereceu asilo político.

A peça também se inspirou em jornalistas do Sri Lanka, da Rússia, dos Estados Unidos e da Palestina que desafiam o poder em seus países, motivadas pelo desejo de ajudar outras pessoas.

"Não importa se na 'terra da liberdade' (EUA) ou em um país assolado pela corrupção, esses seis jornalistas lutaram contra a censura", afirmou o jornal inglês The Guardian. Entre eles, está a fotojornalista Zoriah Miller, que desafiou o governo dos Estados Unidos com suas imagens sobre a guerra do Iraque.

A Ice and Fire foi fundada em 2003 com o objetivo de apresentar peças inspiradas em temas de direitos humanos. A peça estreou no dia 20 de julho e ficará em cartaz até 13 de agosto no Teatro Arcola de Londres. A obra foi escrita por Christine Bacon e Noah Birskted-Breen.


Fonte: No blog Jornalismo nas Américas

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=160011

Nenhum comentário:

Postar um comentário